A ARTE DE VIVER A VIDA
A inteireza humana na vida cotidiana
O que é
É um programa educacional e terapêutico concebido e elaborado por Pierre Weil (1924-2008), fundador da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ, que propõe a inteireza humana na vida cotidiana.
Vivemos uma época de mudança de sentido em que praticamente todos nós estamos sujeitos a uma crise que nos atinge pessoalmente e socialmente. Precisamos de respostas às perguntas existenciais como: O que estou fazendo aqui? Qual o sentido da vida? O que há depois da morte? Para onde vamos?
Para responder a essas perguntas e ajudar as pessoas a transcender sua crise existencial foi concebido o programa A ARTE DE VIVER A VIDA, inicialmente chamado de COSMODRAMA. Constitui um verdadeiro ensinamento ativo de como ler o livro da vida e vivê-la plenamente.
Como é
A Arte de Viver a Vida é um método de sensibilização aos diferentes estados de consciência composto de oito seminários com vivências inspiradas em métodos ocidentais de educação e terapia em métodos orientais, seguindo as recomendações da Declaração de Veneza da Unesco (1986).
Os seminários têm metodologia própria, orientada pela abordagem transdisciplinar holística. É preferível vivenciá-los sequencialmente; no entanto, como se constituem em unidades relativamente autônomas, podem ser vivenciados separadamente.
Esse conjunto de seminários constitui-se também como espinha dorsal da Formação Holística de Base da UNIPAZ. São eles:
- A ARTE DE VIVER EM PAZ
É introdutório e foi criado e inspirado em grande parte pelos módulos que o sucedem, constituindo-se numa visão global dos objetivos e processos da Arte de viver a Vida. Objetiva também sensibilizar as pessoas que desejam encontrar, de modo vivencial, a paz consigo mesmos (na dimensão do corpo, das emoções e da mente) e a paz com a natureza (nos planos da matéria, da vida e da informação). Este seminário foi objeto de um livro publicado pela Unesco em 1990, traduzido para seis línguas.
- A ARTE DE VIVER CONSCIENTE
Visa a descoberta pelo praticante de vários estados de consciência, além do estado de vigília, ao qual ele está acostumado e do fato de que em cada estado de consciência se vivencia uma realidade diferente. Também enfoca o desejo do ser humano de atingir a consciência plena ou a superconsciência. O participante é convidado a vivificar os diferentes sistemas e subsistemas que compõem o ser, usando para isto a simbologia da esfinge.
- A ARTE DE VIVER EM PLENITUDE
Grande oportunidade de revisão de vida, pois constitui um exame sobre como cada um gasta sua energia na vida cotidiana, ao acordar até dormir, e em que nível de seu ser. Por meio do cultivo da presença na vida cotidiana, o participante aprende a viver plenamente, escolhendo entre ser autômato ou um ser consciente. O módulo enfatiza a Arte de viver o trabalho, o dinheiro, o lazer, as refeições, entre outros.
- A ARTE DE VIVER EM HARMONIA
Destina-se especialmente às relações de amizade, pais e casais. Procura ajudar a resolver a grande questão do descompasso evolutivo, provocado pela evolução unilateral de um dos membros das relações.
Mostra também como podemos aproveitar a oportunidade de uma relação a dois para transformá-la em uma relação evolutiva. Trata-se de desenvolver A Arte de Viver o verdadeiro amor e de desenvolver a empatia.
- A ARTE DE VIVER A CRISE E O CONFLITO
Continuação do precedente, no sentido de aproveitar as crises existenciais como oportunidades de transformação. Aprofunda os conflitos interpessoais, intergrupais, sociais e internacionais, procurando oferecer metodologias próprias para o transcender.
- A ARTE DE VIVER A NATUREZA
Aprofunda a relação do ser humano com a natureza e o meio ambiente, assim como a questão da dualidade sujeito/objeto e a relação entre os dois. É o aprofundamento da teoria fundamental da Unipaz, com enfoque ecológico.
- A ARTE DE VIVER A PASSAGEM
Inspirado no livro da vida e da morte dos Tibetanos, este seminário aponta para as oportunidades que representam os intervalos existentes antes, durante e depois da passagem, para realizar a verdadeira natureza do espírito e representa uma grande aventura, tal qual a vida…
Apoiando-se nas descobertas mais recentes da Psicologia Transpessoal e da Parapsicologia, dá uma demonstração insofismável de que a morte é não somente uma ilusão, mas uma grande oportunidade para a transcendência. Aprendendo a viver a morte aprendemos a viver a vida.
- E A VIDA CONTINUA…
Este seminário visa preencher lacunas, esclarecer dúvidas, aprofundar certos temas, ou resolver questões pessoais, relativos aos sete primeiros seminários. Inteiramente centrado na turma, o programa se realiza em função de suas necessidades.
Para quê
√ Sensibilizar os participantes na descoberta do sentido de sua existência e colocá-la em relação à verdadeira natureza do espírito.
√ Prevenir e dissolver o estresse.
√ Utilizar o cotidiano como palco de mudanças significativas para um viver mais pleno.
√ Identificar os obstáculos que nos impedem de vivermos o espaço de paz, amor, de sabedoria e de felicidade que existe em cada um.
√ Desenvolver a inteligência emocional e aproveitar as crises para aprender sobre nós mesmos.
√ Aperfeiçoar o autodesenvolvimento de facilitadores do programa A ARTE DE VIVER EM PAZ.
Para quem
Educadores, pais de família, casais, gestores de empresas e organizações, psicólogos, profissionais de saúde e todas as pessoas interessadas no autoconhecimento e crescimento pessoal.
Quem faz
Facilitadores preparados e credenciados pela Universidade Internacional da Paz – Unidade DF.
Duração e Estrutura Curricular
As etapas são individuais e independentes, estruturadas de acordo com o número de horas mínimas constantes no item metodologia (Como é?).
Certificação
Os certificados são emitidos na modalidade participação em Programa de Desenvolvimento Pessoal – A Arte de Viver a Vida.
Investimento
O investimento é informado no lançamento de cada etapa disponível na agenda de cursos.
Inscrição
- Ficha de inscrição preenchida.
“A arte de viver a vida consiste em evoluir do amor ao poder para o poder do amor.”
Pierre Weil
A Unipaz contribui para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio do ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes do Pacto Global, Agenda 2030.
Conecte-se