“Em que momento fomos perdendo nossas habilidades de levar a atenção ao que está em nosso prato e darmos conta dessas escolhas? ” Ana Fanelli
Mindful Eating ou Alimentação com Consciência Plena
Por que comemos o que comemos?
Em que momento fomos perdendo nossas habilidades de levar a atenção ao que está em nosso prato e darmos conta dessas escolhas? O que tenho colocado para dentro do meu corpo?
Em que momento o comer virou um item da lista imensa de tudo o que temos que fazer para cumprir a agenda do nosso dia e passarmos rapidamente por esse momento para seguir em frente?
O quanto me faço presente ao me alimentar?
Nestes tempos em que o coronavírus direciona seus holofotes para nossos hábitos, dentre eles, a obrigação de desacelerar compromissos, viagens, a distração com o corre-corre que nos atropela, a alimentação saudável acaba ficando em evidência. Vamos pausar aqui e levar nossa atenção para a alimentação, tão presente em nosso dia a dia.
Cultivar a atenção plena nos convida a desenvolver nossa consciência a partir dessas experiências, com uma atitude de curiosidade, dar um passo atrás e investigar a si mesmo: estou em sintonia com os sinais do meu corpo (de fome , saciedade, de estômago cheio, do que me faz ou não me faz bem), das emoções envolvidas enquanto me alimento, das crenças que me levam a permitir ou proibir determinados alimentos? Percebo quais aromas e sabores têm os alimentos que compõem minhas refeições, permito-me saborear o alimento, percebo a qualidade ou a quantidade do que é ingerido e me dou conta do que e do por que como?
Sem julgamentos, sem deveres, regras ou dietas milagrosas…
E com estas pílulas de consciência, perceba se você se faz presente realmente e se está fazendo escolhas ou seguindo no piloto automático.
Abrir espaço para uma pausa, vivenciar o autocuidado, o olhar para si, e revisitar seus hábitos ajudam a ampliar sua consciência alimentar e possibilitam escolhas mais saudáveis.
Então fica o convite: em sua próxima refeição, cultive a habilidade de se dar conta e leve o foco e atenção ao que está em seu prato: faça 3 respirações profundas e se faça presente. Procure se desligar dos eletrônicos e olhe para o que tem nele, com abertura e curiosidade, percebendo as cores, aromas, texturas, formas. Percebendo as combinações dos alimentos, sua qualidade, quantidade e variedade presente.
Em quanto tempo você come?
Perceba como está o seu padrão alimentar, o quanto pode estar no piloto automático e identifique ações conscientes que você pode adotar para favorecer o processo de mudança para uma alimentação saudável, uma alimentação que nutre não só o corpo, mas também a mente e o coração, além de ser agradável aos sentidos.
Aprender com nossa experiência é nos abrirmos para um conhecimento valioso!
Ana Fanelli – Nutricionista, instrutora qualificada em Mindful Eating.
Na sua trajetória de se aprofundar no autoconhecimento, na qualidade e nutrição do Ser, fez a Formação Holística de Base da UNIPAZ São Paulo, uma jornada transformadora para educação e liderança para uma cultura de paz.
Neste caminho foi residente em Nazaré Universidade da Luz, buscando vivenciar os princípios de atenção plena e práticas meditativas que favorecem a conexão com o seu propósito de vida. Participou de cursos em Comunicação Não-Violenta e está realizando a Especialização em Psicologia Transpessoal. Estimula o potencial do trabalho em grupo para o desenvolvimento integral do ser.